top of page

Governo inicia nova etapa para implantação da Ponte Itaparica

Gestão vai instaurar uma Comissão Prévia para ouvir comunidades tradicionais. Por Flávia Requião


Publicado no A Tarde


Em mais um passo para a implantação do Sistema Rodoviário Ponte Salvador- Ilha de Itaparica, o governo do Estado da Bahia instaurou uma Comissão de Consulta Prévia para integrar a participação das comunidades tradicionais da Ilha no processo.


Conforme estabelece a portaria, o grupo fará procedimentos administrativos para realização da consulta prévia, livre e informada nas comunidades localizadas nas áreas onde serão executadas as intervenções físicas para a implementação da ponte.


O documento de anúncio detalha que a medida visa “assegurar o acesso à informação, a efetiva participação e o respeito às Comunidades Tradicionais envolvidas”.


A ação do governo reúne a Casa Civil, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), de Promoção da Igualdade e dos Povos e Comunidades Tradicionais, a Secretaria do Meio Ambiente, da Justiça e Direitos Humanos, de Relações Institucionais, a Procuradoria-Geral do Estado e o Instituto do Meio Ambiente (Inema).


A comissão ainda ficará responsável por planejar, acompanhar e gerir o processo de consulta, elaborando e divulgando o Plano de Consulta e o calendário oficial de atividades. Além de garantir que a informação seja disponibilizada de forma acessível e transparente; fornecendo suporte técnico-administrativo e assegurando a participação popular.


Etapas


O processo de consulta será desenvolvido em cinco etapas:


-Planejamento: elaboração do Plano de Consulta;


-Informação: o Poder Concedente e a Concessionária fornecerão as informações necessárias para análise das Comunidades Tradicionais;


-Diálogo: fase de efetiva realização das consultas, por meio de audiências públicas para apresentação do projeto e recepção das manifestações das Comunidades;


-Decisão: manifestação administrativa sobre o acatamento ou recusa das propostas e sugestões recebidas;


- Elaboração dos relatórios de consulta: consolidação das informações e pleitos colhidos durante a fase de diálogo, assim como, a avaliação administrativa decisória, e encaminhamento ao órgão licenciador e às demais instituições.


Ao todo, o prazo para a realização das consultas será de cerca de dois meses, contados a partir da primeira audiência pública realizada.

Comments


REALIZAÇÃO 

escritologo_.png

APOIOS 

EQUICIDADES_LOGO 5.png
LUGAR COMUM_QUADRADA.jpg
logo_nova_mobicidade-01.png
logotipo-PNG.png

FINANCIAMENTO

mp logo.png

O site do ObMob Salvador foi criado com recursos de um chamamento público promovido pelo MP-BA em 2020.

🄯 Copyleft

É permitida a reprodução desde que para fins não comerciais e os autores sejam citados.

2021 | TRAMA

bottom of page