Foi assinada nesta quarta-feira, 02 de junho de 2021, a Autorização de Início da Execução do Objeto (AIO) para a realização das obras do trecho 2 do BRT (Bus Rapid Transit) na capital baiana. Por Alexandre Pelegi
Publicado no Diário do Transporte
Foi assinada nesta quarta-feira, 02 de junho de 2021, a Autorização de Início da Execução do Objeto (AIO) para a realização das obras do trecho 2 do BRT (Bus Rapid Transit) na capital baiana.
Na cerimônia de assinatura estavam presentes o prefeito da capital, Bruno Reis, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
Os recursos que serão liberados alcançam o valor de R$215,2 milhões, provenientes do Orçamento Geral da União e contrapartida da administração municipal, com financiamento da Caixa Econômica Federal.
O trecho 2 do BRT terá obras da Estação da Lapa ao Parque da Cidade.
Será implantado o corredor expresso para ônibus, viadutos na Avenida Garibaldi e o elevado paralelo no Vale das Pedrinhas.
Além disso, serão construídas seis estações: Vasco da Gama, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas e Cidade Jardim.
A Estação da Lapa será reformulada para permitir que a operação do BRT ocorra de forma integrada ao metrô.
O prefeito Bruno Reis afirmou que o BRT é muito mais do que um sistema de transporte. “É uma obra de mobilidade que vai beneficiar milhares de pessoas que circulam em nossa cidade”, declarou.
BRT DE SALVADOR
O Projeto de Corredores de Transporte Público Integrado de Salvador (BRT) possui extensão total de 9,6 km, entre a Estação da Lapa e a Ligação Iguatemi-Paralela (LIP).
A obra foi dividida em três etapas.
O trecho 1, que vai desde o Parque da Cidade até o Shopping da Bahia. Os elevados já foram concluídos e entregues ainda em 2020. Os complexos viários Félix Mendonça e João Gilberto, ambos na Avenida ACM, trouxeram mais fluidez a uma das regiões mais movimentadas da cidade.
No trecho 2 serão construídos três elevados: um nas imediações do Vale das Pedrinhas, onde será implantada uma estação; outro na saída da Avenida Anita Garibaldi sentido Juracy Magalhães; e um terceiro elevado que será implantado na região da Rótula dos Barris, exclusivo para o BRT, ligando a Estação da Lapa e a Avenida Vasco da Gama.
O trecho 3, um adicional de aproximadamente 1,5 km, em obras, vai ligar também o Cidade Jardim ao Itaigara. Ao todo, a obra terá 12 estações.
O plano operacional ainda está sendo definido pela Prefeitura.
Commentaires